Sabe aquele tipo de livro que só de olhar a capa já da uma vontade enoooorme de ler mesmo sem saber do que se trata a história? Então, quem conhece, já sabe que a série Fallen da escritora americana Lauren Kate, se encaixa perfeitamente nessa descrição. As capas oficialmente divulgadas de Fallen, Torment e Passion - Tormenta e Paixão, no Brasil - são um arraso. E adivinhem só, a garota que posa é brasileira!
Seu nome é Fernanda Brussi. Ela é desenhista e se auto intitula "dark artist", tendo uma listagem de incríveis imagens no seu portifólio. Assim que soube sobre ela, Natália Puga entrou em contato com a Fernanda, que se propôs a responder algumas perguntas.
N: Fernanda, você é ilustradora e também trabalha com a manipulação de fotos, certo? Como foi que você entrou nesse mundo? Essa criatividade toda vem desde pequena ou foi algo que surgiu durante sua vida?
F: Eu comecei a trabalhar com manipulação de fotos há aproximadamente quatro anos, mas minhas criações sempre tiveram unicamente o intuito de expressar minha visão das coisas. Eu sempre gostei muito de arte, e depois de conhecer esse tipo com o qual eu trabalho hoje, não consegui mais me desvencilhar dele. Desde criança eu gostava de desenhar, mas parecia que eu nunca conseguia me expressar a fundo através dos desenhos. Quando conheci o universo da manipulação de fotos parece que finalmente me encontrei.
N: Você leu Fallen antes ou depois de trabalhar nele? Se sim, O que achou do livro?
F: Li apenas depois da publicação. Gostei do livro, pois costumo gostar de literatura fantástica, mas especialmente pelo caráter sombrio da estória. Achei interessante o modo como é tratada a peculiaridade de Luce, que ela própria não consegue entender e menos ainda explicar. Acredito que, assim como eu, muitos dos leitores devem ter se identificado com ela em algum momento, pois todos nos sentimos um pouco deslocados diante de certas situações da vida
N: Você já tinha trabalhado com ilustrações para livros antes de Fallen?
F: Não.
N: Como você teve a oportunidade de trabalhar nas capas da série Fallen? Você já tinha as fotos antes ou foi um pedido da editora?
F: As artes das capas da série já existiam antes da publicação dos livros. Estavam em minha galeria para exposição juntamente com todos os meus outros trabalhos. A diretora de arte da Random House entrou em contato comigo para negociar esta que veio a ser a capa de Fallen, pois segundo ela era ideal e perfeitamente compatível com a estória. Eu achei uma idéia interessante, pois nunca havia trabalhado com esse tipo de coisa antes e fiquei muito satisfeita com o resultado.
N: Apesar de você ser a responsável pela arte das capas da série, no segundo volume, Torment, você não apenas fez a ilustração como também foi a modelo da foto! Foi proposital ou por acaso? E como é a experiência de estar na capa de um livro lido por milhares de pessoas no mundo inteiro?
F: O processo de escolha da capa de Torment foi semelhante ao de Fallen, a diretora de arte entrou novamente em contato comigo para negociar o uso de uma das imagens presentes em minha galeria. A escolha desta arte apenas coincidiu com o fato de ser eu mesma a modelo. Eu pensei que acabaria sendo um pouco assustador estar em uma imagem vista pelo mundo todo, mas como estou de costas foi mais fácil, principalmente porque poucos sabem que sou eu.
N: Vendo suas fotos, é possível concluir que você gosta desse tom gótico e sombrio. O que te encanta tanto nesse tema?
F: Acredito que seja o tom poético a que estes temas me remetem. Eu costumo enxergar em seu mistério emoções mais profundas do que qualquer outra coisa me faria enxergar. Eu diria que é o meu caminho de fuga da realidade.
N: Como é a preparação para uma sessão de fotos? O tema, o lugar, a maquiagem, roupas...?
F: Quando eu mesma sou responsável pelas fotos presentes em meus trabalhos, tento tornar tudo o mais simples possível. Geralmente a produção toda fica por minha conta, pois tento encaminhar tudo para a maneira que considero mais prática de se trabalhar. O processo de edição das imagens é onde mais "brinco", no final das contas, pois é onde se multiplicam as idéias do que fazer com as fotos tiradas, é onde começa a "mágica".
N: Essa pergunta já é clássica nas minhas entrevistas: Como ilustradora, você trabalha diretamente com vários livros. Você gosta de ler? Quais seus autores e títulos preferidos?
F: Sim, eu adoro ler. Tenho o hábito de ler livros de História pela paixão que tenho e também por causa da Universidade. Dentro da literatura, é realmente muito difícil de me lembrar de tudo o que gosto, mas existe um autor do qual eu nunca me esqueço, pois é definitivamente o meu favorito, que além de tudo serve de inspiração para alguns de meus trabalhos. Trata-se de J. R. R. Tolkien, por quem tenho grande admiração. Meus favoritos de sua coleção são "O Silmarillion" e "Os Filhos de Húrin", mas me encanto por todos eles.
Ela é brasileira? Gente :O
ResponderExcluirhttp://acasadepassarinho.blogspot.com